Revisão de Texto em Português

O texto contribui para a construção da imagem profissional de quem escreve. Erros na construção do texto afetam negativamente a imagem.

Por isso, o Ateliê do Texto oferece um serviço de Revisão de Língua Portuguesa em que os experientes profissionais, além de focalizarem a ortografia e gramática (concordância, regência, crase, pontuação, sinonímia, etc.), interpretam o texto e, assim, podem sugerir alterações na redação (com destaques assinalados no próprio texto a ser modificado), desse modo, aprimorando construções e padronizando o estilo do texto.

Outra característica, muito especial, atinente à  eficácia de nosso trabalho consiste no processo de revisar duas vezes o texto, submetendo-o à análise de dois profissionais distintos e formados em Língua Portuguesa.

Dentre tantos aspectos desse serviço, destacamos a revisão e adequação das referências bibliográficas e notas de rodapés, bem como a correta indicação dos autores citados no decorrer do texto, conforme a norma a ser seguida no material analisado.

“LÍNGUA PORTUGUESA

Última flor do Lácio, inculta e bela,
És, a um tempo, esplendor e sepultura:
Ouro nativo, que na ganga impura
A bruta mina entre os cascalhos vela…
Amote assim, desconhecida e obscura,
Tuba de alto clangor, lira singela,
Que tens o trom e o silvo da procela
E o arrolo da saudade e da ternura!
Amo o teu viço agreste e o teu aroma
De virgens selvas e de oceano largo!
Amo-te, ó rude e doloroso idioma,
Em que da voz materna ouvi: “meu filho!”
E em que Camões chorou, no exílio amargo,
O gênio sem ventura e o amor sem brilho!”
(Olavo Bilac, 1865 – 1918).